segunda-feira, 18 de abril de 2011

Historia Bíblica para crianças de 6 a 8 anos



                                            DÉBORA ENTREGA A MENSAGEM DE DEUS A BARAQUE



Deus Lidera Através De Débora - Juízes 4.4-10; 12-16 –

Sirvo a um Deus Vitorioso –

Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer, ninguém! Romanos- 8:31).


Os Israelitas, povo escolhido por Deus, começaram, a adorar ídolos, (explicar o que é, enfatizar que Deus não se agrada. Devemos adorar somente a ele).
Quando servimos a Deus e fazemos sua vontade ele fica feliz, nos abençoa e livra do mal, mas o povo de Israel estava desobedecendo a Deus. Então o Senhor Deus ficou muito triste e zangado com o povo e permitiu que o comandante Sísera que trabalhava para o Rei os maltratasse.
Sísera era um homem muito mal, seu exercito era grande e poderoso, o povo de Israle estava sofrendo muito. Então eles se arrependeram dos pecados, pediram perdão a Deus e clamaram ao Senhor pedindo ajuda pra que Deus os libertasse.
Deus os perdoou e escolheu Débora uma profetisa (explicar o que é profetisa, que é o mesmo que profeta), para ser líder do povo, eles ouviam com atenção e aceitaram os conselhos de Débora, pois ela era serva e escolhida por Deus.
Deus escolheu Débora porque ela não se contaminou com o pecado de Idolatria do povo. Débora mandou chamar Baraque, um homem de Deus e ela lhe disse:O Senhor teu Deus, mandou que você junte 10 mil homens e vá ao monte Tabor, pois Deus entregará o exército de Sísera em suas mãos e fará com que você os vença.
Mas Baraque ficou com medo e disse a ela: “ Se você for comigo irei, mas se não for não irei.Débora respondeu: está bem, irei com você, mas saiba que por sua falta de fé e confiança, a honra não será sua, porque o Senhor entregará a honra nas mãos de uma mulher.
Quando o comandante Sísera soube que Barque tinha subido, reuniu seus soldados com seus 900 carros e se preparou pra a guerra. Débora disse a Baraque: Vá, esse é o dia em que o Senhor Deus os entregou em suas mãos, ele está indo a sua frente.
Então Baraque seguiu em frente com seus 10 mil homens, e venceu o exército de Sísera, não sobrou nenhum homem do exército apenas Sísera que conseguiu fugir e se escondeu na tenda de uma mulher chamada Jael, que o matou e o entregou para Baraque. Naquele dia o povo de Israel foi liberto da escravidão. Débora e Baraque cantaram hinos de louvor a Deus.

Débora encorajou Baraque e o ajudou a seguir em frente, ela era uma pessoa corajosa e fiel a Deus, devemos seguir o exemplo dela e falar do amor de Deus as pessoas e que ele pode ajuda-las a resolver seus problemas.

Essa história eu que escrevi as que achei em sites achei complicadas para que as crianças entendessem. Eu li a biblia e estudos em vários sites, antes de fazer. Mas em alguns estudos falam sobre a parte que: Sísera foi atraído ao rio Quisom que corre para o sul do Monte Tabor. Suas águas estavam aparentemente transbordando devido a uma grande chuva (Juízes 5.20-21). Isso pode ter turvado o campo de batalha, pois as carruagens atolariam e tornar-se-iam alvos fáceis.
Se desejar pode falar sobre isso e montar uma história a partir da que escrevi mas com mais detalhes.
“Débora” (em hebraico, “Devorá”) significa “abelha

A lição desta semana irá demonstrar que servimos a um Deus que está do nosso lado e nos concede vitórias. Esse é um dos motivos que nos leva a servir a Deus com alegria.


Atividades:
 
Esta história mostra também a importância de encorajarmos pessoas que não se sentem capazes de fazer algo, assim como Débora fez com Baraque.

Por isso, sugira aos alunos que escrevam ou façam um desenho para um amigo, primo ou missionário da igreja que esteja vivendo uma situação difícil. Distribua o material para desenhar e colorir e dê liberdade para as crianças trabalharem.

Dependendo do tipo de aluno, é interessante fazer pequenas sugestões. Por exemplo: Além do desenho, a carta pode conter o versículo-chave da lição: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!” (Romanos 8.31).

É importante que o aluno escreva no envelope o seu nome na parte da frente e na de trás o nome da pessoa a quem ele está dirigindo a carta. Geralmente, os alunos de primários ainda estão consolidando a escrita. Portanto, auxilie no que for necessário.

Click nas imagens para ver ampliadas.

Um comentário: