quarta-feira, 6 de julho de 2011

Lição 1 - Maná no Deserto para Primário - 6 a 8 anos

No site da CPAD, eles não disponibilizam a história completa e as idéias (claro, pois pra isso tem que comprar a revista, risos...). Mas tem o tema da semana e o desta semana e algumas dicas. Minha igreja (Assembléia de Deus) compra da CPAD a revista para os professores e alunos da EBD infantil.


Como tem o tema eu vou colocando aqui e os materiais que achar sobre as histórias. Esse que estou postando hoje, é da lição 1, de Domingo passado. Aqui está o resumo do site.

 Lição 01 - Um restaurante diferente

Leitura Bíblica: Êxodo 16.1-36

Israel tinha deixado para trás o deserto de (Sur) e entrado em outro (Sim) a caminho do monte Sinai e já fazia um mês que viajavam. Pelo visto, o suprimento de comida estava diminuindo e não havia evidência externa de novas provisões. Deus permitiu que o problema surgisse como prova para a  fé de Israel.


Mas o povo murmurou contra Moisés e contra Arão, desejando ter morrido no Egito com os estômagos  cheios em vez de morrer de fome no deserto. Parece que comiam bem no Egito, e agora as coisas estavam piores. Claro que o alimento é necessário para a vida física, mas Deus não esquecera do povo. Ele teria suprido as necessidades de maneira mais satisfatória se Israel tivesse permanecido pacientemente firme na fé.

Moisés repreendeu os israelitas por murmurarem contra ele e Arão, pois nada significavam – era Deus quem os conduzia, (alimentaria).
Deus enviou o maná, alimento que nutriria os Israelitas. Moisés foi claro em dizer que nada do maná deveria ser deixado para o dia seguinte. Alguns Israelitas ainda precisavam aprender acerca da obediência explícita, guardaram uma pouco do maná para o dia seguinte, mas criou bichos e cheirava mal.

Professor deixe claro para os seus alunos que neste episódio, a lição de Deus para Israel, como também para os cristãos, é que os crentes têm de depender de Deus dia após dia.


Fonte: Site CPAD


Tema: Maná – Deus alimenta os israelitas

1- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos agradecer a Deus pelo alimento, porque Ele é Deus provedor, nos sustenta a cada dia !


2- Quebra-Gelo: Qual é a sua comida preferida?

3- Versículo para Memorizar: – “Comerão abundantemente, e se fartarão, e louvarão o nome do SENHOR.”
Joel 2:26

4- Leitura da Bíblia: Êxodo 16:1-35
5- Mensagem: Muitos dias se passaram, depois que o povo de Israel saiu do Egito, e a comida acabou. Ali, no deserto, todos eles começaram a reclamar contra Moisés e Arão, dizendo assim: Teria sido melhor que o SENHOR tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade.

O SENHOR Deus disse a Moisés: Diga ao povo que hoje à tarde, antes de escurecer, eles comerão carne. E amanhã de manhã comerão pão à vontade. Aí ficarão sabendo que eu, o SENHOR, sou o Deus deles. À tarde apareceu um grande bando de codornas; eram tantas, que cobriram o acampamento.

E no dia seguinte, de manhã, havia orvalho em volta de todo o acampamento. Quando o orvalho secou, por cima da areia do deserto ficou uma coisa parecida como flocos brancos. Os israelitas viram aquilo e não sabiam o que era. Então perguntaram uns aos outros: — O que é isso? Moisés lhes disse: — Isso é o alimento que o SENHOR está mandando para vocês comerem.

Quando as pessoas provaram, perceberam que tinha gosto de bolo de mel. Deram a esse alimento o nome de maná, que significa “que é isto”? Moisés disse aos israelitas: Todas as manhãs vocês encontrarão o maná sobre a terra. Levantem cedo e colham o suficiente para o dia inteiro, mas não guardem nada para o dia seguinte.

Mas alguns não obedeceram à ordem de Moisés e guardaram uma parte daquele alimento. E no dia seguinte o que tinha sido guardado estava cheio de bichos e cheirava mal. Aí Moisés ficou muito irritado com eles.

Depois da primeira semana, todos entenderam que precisavam obedecer às instruções de Deus. Durante quarenta anos, enquanto estava no deserto, o povo de Israel teve maná para comer! Deus o alimentou! (Líder, depois de contar esta história, você pode fazer um encenação com as crianças.

Personagens: Deus, Moisés, Arão, israelitas ( o líder pode ir narrando a história). Materiais para a encenação: um tecido cor clara (representando o deserto) , Pipoca (representando o maná) pedacinhos de carne ou de salgadinhos (representando as codornas).

6-Aplicação: O Senhor sustentou os israelitas durante todo o tempo que eles andaram no deserto, quando deixaram o Egito, e partiram para a terra prometida, Canaã. Deus é fiel e cuida das necessidades dos seus filhos. Tenha um coração grato ao Senhor. A cada dia agradeça pelo que Ele tem te dado a você. Agradecimento é o segredo para ser abençoado!

(Líder, repita o versículo com as crianças. E peça para as crianças orarem umas pelas outras, para que Deus supra as suas necessidades e que elas creiam em Deus, profetizando fartura nos seus lares! (Faça um bolo ou pão de mel e distribua para as crianças).

7- Exercício de fixação: Algumas atividades – sugestões: 1º ) Faça uma salada de frutas para as crianças 2º ) Desenhar e pintar o alimento preferido 3º ) Jogo: “Adivinhe o cheiro” – Divida as crianças em dois grupos. Com os olhos fechados, as crianças terão que adivinhar que alimento estão cheirando (cebola, salgadinho,goiaba, limão,etc) ganha o grupo que mais acertar qual é o alimento. No final da(s) atividade (s) agradeça a Deus junto com as crianças pelos diferentes alimentos que o Senhor criou!

8-Comunhão/ Encerramento


                                          Clique nas imagens para ampliar






Fonte: Sementinha Kids

5 comentários:

  1. Gostei. Continue a fortalecer aos filhos de Deus com suas palavras! paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito é a lição que passarei para as crianças!

    ResponderExcluir
  3. Thank you for thе good writeup. It
    іn faсt was a amusement acсount it.
    Look advanced to more аԁded аgreeablе from уou!
    By the way, how could we communісatе?


    Haѵe a look at my web-site rocket spanish ipad

    ResponderExcluir
  4. Εveгу wеekenԁ і uѕeԁ tо paу а ѵisit
    thiѕ ѕіtе, as i want enјoyment,
    foг the reaѕon that thіs this web page conatіons
    genuіnеly gooԁ funnу mateгiаl too.


    Mу wеb pаge: mirtalutz.Skyrock.com

    ResponderExcluir
  5. Passei p aqui e peguei ideias p trabalhar c minhas crianças.

    ResponderExcluir